Páginas

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Espiritualidade no Reiki


por João Magalhães · Junho 27, 2014

Os sentimentos são estados de alma ou estados de espírito, eles indicam o que sentimos em relação a algo, que pode ser próprio nosso, do nosso meio envolvente ou dos outros. Ao nos observarmos como um ser capaz de mergulhar no seu interior, nas profundezas da consciência, do subconsciente, o reconhecimento de que somos únicos, distintos, apesar de semelhanças com outros, é o que podemos chamar de espírito. É simples – espírito é o que somos, num todo mas ao mesmo tempo além de um aspecto ou de um momento no tempo. A espiritualidade é a vivência ou a experiência que temos num determinado momento em que nos sentimos ligados a algo identicamente profundo e que nos ressoa.

Falar de espiritualidade no Reiki

Todos conhecemos Reiki como Energia Universal ou Energia Espiritual. Este termo «Energia Espiritual» assusta, tendo em conta o historial do que «espiritual» significa na nossa sociedade. Mas, se observarmos o sentido de espiritual segundo a perspectiva descrita acima, então Reiki é uma energia que percebemos interiormente e nos traz uma ligação profunda à vida e ao que nos rodeia. Assim sendo, Reiki como Energia Espiritual nada tem de estranho ou de relacionamento com as coisas que nos podem deixar de alguma forma, inseguros, assustados ou absolutamente descrentes.

Conheço muitos praticantes que ao ligarem-se ao Reiki, comungam também de todos os outros campos da sua espiritualidade. A sua união a uma energia vital é também uma comunhão com o que consideram divino e assim todo o acto é sagrado, para eles. De forma alguma, essa prática é incorrecta porque nem sempre podemos compartimentar a nossa vida, isso já o fazemos ao pensar que no trabalho apenas exercemos a mente ou que numa prática de Reiki apenas exercemos o espírito. No entanto, é importante reforçar o aspecto da percepção – com que energia eu estou a trabalhar? Se dispersarmos a nossa atenção por muitas energias, não conseguimos perceber Reiki e assim, aqui fica a dica – usar Reiki, apenas Reiki

Reiki, apenas Reiki

Experimentar a energia Reiki é compreender o que é a vitalidade, o que nos anima e preenche, o que vitaliza cada célula e equilibra emoções, sentimentos e pensamentos. Experimentar o sentir apenas desta energia, leva-nos a crescer a nossa percepção.

Também não podemos esquecer que se quisermos sentir a unidade espiritual com as nossas crenças, não devemos deixar de lado o Reiki. Ou seja, no momento em que se ligam à energia, se também fazem essa ligação a Deus, aos Santos ou Anjos nos quais acreditam, não se esqueçam de focar no fluxo do que realmente vão fazer – Reiki. Quando nos focamos, a energia está lá.

Se na vossa experiência apenas se ligarem à energia, não estão a excluir tudo o resto. Não se deixem limitar pela vossa mente.

A espiritualidade dos sentimentos e o Reiki

Também um sentimento é energia. Como se sentem com Amor Incondicional? Com Compaixão? Com Bondade?

Já imaginaram o que é dizer «Agora vou ligar-me à compaixão e deixá-la fluir para mim e para o meu semelhante»? Experimentem fazê-lo e observem que relação pode ter com a vossa ligação ao Reiki.

A energia dos sentimentos, é também uma energia espiritual, segundo a definição introduzida no início. Assim, ligar-me e deixar fluir Amor é igualmente importante e idêntico a ligar-me e deixar fluir Reiki. São energias positivas, construtivas, apesar de em diferentes frequências.

Experimentem e observem o que sentem:

1.     Esvazia a tua mente e permanece no aqui e agora, sentado ou deitado, relaxadamente;

2.     Liga-te ao Reiki e deixa a energia fluir por ti, saindo pelas mãos e pelos pés;

3.     Sente como estás;

4.     Passado algum tempo, liga-te ao teu conceito de Amor Incondicional (dar sem esperar receber) e deixa-o fluir em ti;

5.     Sente como estás;

6.     Liga-te agora ao sentimento de Paz e deixa-o fluir em ti, saindo pelas mãos e pelos pés;

7.     Como te sentes?

Sentiste alguma diferença nestas três energias? Elas são idênticas mas… têm diferenças.

Tudo o que experimentaste é num plano espiritual, ou seja, é o teu Ser que experimenta. A tua mente analiza, o corpo emocional reflecte-se mas, é o teu Ser que tudo observa e considera.

Quando compreendemos melhor os significados profundos, deixamos de lado as crenças e vivemos mais plenamente. Podemos falar de espiritualidade no Reiki sem irmos buscar temas paralelos ou conceitos ainda assustadores para algumas pessoas. Acima de tudo, temos que respeitar as crenças de cada um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário